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estevão willian salario,Desbloqueie as Melhores Estratégias de Jogos com Comentários Ao Vivo da Hostess, Transformando Cada Jogo em uma Oportunidade de Aprendizado e Diversão..A série de livros publicada em 2011 - "Teoria da História", em 5 volumes - discute os fundamentos e paradigmas da teoria da história. O primeiro volume - intitulado "Princípios e Conceitos Fundamentais" - discute conceitos como o de "teoria", "método", "paradigma", "matriz disciplinar", "campo histórico", instrumentalizando o estudo da Teoria da História que será empreendido nos demais volumes. Parte-se de uma ´perspectiva epistemológica da História como "disciplina", de modo que - antes de discutir o que é a História - o autor principia por discutir o que é uma "disciplina" ou um campo de saber, mostrando que em todos os saberes estão presentes a teoria, método, um discurso singular, certo conjunto de objetos de estudo que pode mudar com o tempo, uma singularidade que define o campo e o diferencia de todos os outros, bem como uma rede humana formada por todos aqueles que praticam a disciplina ou o campo de saber. Somente depois desta discussão inicial sobre o que é uma disciplina - e sobre o que são a teoria e o método de modo mais geral - o autor inicia a sua reflexão sobre a especificidade da História como campo de saber. Os segundo e terceiro volumes da série examinam alguns dos diferentes paradigmas historiográficos disponíveis aos historiadores, como o positivismo, historicismo, materialismo histórico, e aquele que o autor chamou de "paradigma da descontinuidade", evocando sua inspiração na filosofia de Nietzsche. A novidade maior da série é o quarto volume, no qual D'Assunção Barros introduz um novo conceito, o de "acorde teórico". Trata-se de uma proposta para a análise complexa do pensamento e identidade teórica de historiadores, filósofos, sociólogos e pensadores/pesquisadores de maneira geral. A partir da metáfora do "acorde teórico" - ou do "acorde historiográfico", para o caso da História - Barros procura apreender as identidades teóricas complexas. Um autor qualquer, principalmente com uma contribuição relevante nos quadros de seu campo de saber, dificilmente se encaixaria em um único paradigma, e seria mais adequado pensar em sua identidade teórica como formada por uma conexão de muitos elementos. A conexão com este ou com aquele paradigma poderia entrar na identidade teórica de um autor apenas como um de seus muitos elementos, ou como uma de suas "notas", para empregar o vocabulário musical utilizado por Barros. Com esta leitura acórdica da historiografia e da filosofia da história, D'Assunção Barros empreende uma análise complexa de autores como Walter Benjamin, Leopold von Ranke , Johann Gustav Droysen, Max Weber, Paul Ricoeur, Reinhart Koselleck e Karl Marx. O método também pode ser utilizado para a análise de identidades filosóficas, e outras. Mais tarde, o autor seguiu utilizando o conceito de "acorde" para novos propósitos, trabalhando com a ideia de "acordes de identidades' - como ocorre em um dos capítulos o livro 'A Fonte Histórica e seu Lugar de Produção' (2019), ou ainda de "acordes-paisagens", constituindo-se este em um recurso para analisar paisagens geográficas complexas, tal como exposto no livro 'História, Espaço, Geografia' (2017). Por fim, o conceito de 'acorde' foi aplicado à compreensão dos conceitos de todos os tipos. Um conceito - ao ser constituído por diversas 'notas' que interagem entre si para produzir a chamada 'compreensão' de um conceito - seria ele mesmo um acorde, tal como o autor demonstra em seu livro 'Os Conceitos: seus usos nas ciências humanas" (2015). Depois do quarto volume da série Teoria da História, o último volume da série segue abordando a historiografia mais próxima dos tempos contemporâneos, basicamente examinando a Escola dos Annales e a Nova História.,Freios a tambor acionados por varão, apenas nas rodas traseiras, pois à época acreditavam os engenheiros mecânicos que freios nas rodas dianteiras fariam o carro capotar..
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